top of page

2019

PROJETO "DIA DE FOLIA" - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM JOÃO PINHEIRO/MG

 

Concepção e coordenação do projeto; condução das oficinas.

O projeto foi parte de meu Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo, no qual foi elaborado um Plano de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pinheiro. Em paralelo ao Plano e aliado ao desejo de colocar em prática um de seus apontamentos, foi desenvolvido um projeto de Educação Patrimonial com alunos do 5º ano da Escola Estadual José Romero da Silveira - NEEC, em João Pinheiro/MG. O projeto “Dia de Folia” propôs a inserção dos estudantes na temática da Folia de Reis, promovendo uma reflexão sobre os seus personagens e performances. Os conhecimentos de minha formação acadêmica foram aplicados na mediação cultural durante as oficinas, em que a dimensão arquitetônica e construtiva esteve diretamente ligada ao Projeto, sendo o fazer manual exercitado a cada dia. Ao longo dos encontros, buscou-se a aproximação dos alunos com os personagens da Folia por meio da construção dos seus principais elementos identificadores: coroas, máscara do palhaço e bandeira de Santos Reis.

Acesse em: 

https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/163026-dia-de-folia--educacao-patrimonial-em-joao-pinheiromg/

https://www.facebook.com/afsantos-reisjp/posts/2006372162802479

1º DIA | INTRODUÇÃO À FOLIA DE REIS E SEUS PERSONAGENS

No primeiro dia de atividade foi apresentado aos alunos um embasamento teórico em que foram abordados os conceitos de patrimônio, bens culturais materiais e imateriais / móveis e imóveis, assim como os princípios que fundamentam o processo da Educação Patrimonial. Em seguida foi introduzido o tema da Folia de Reis, levantando discussões sobre a origem, as mudanças das tradições e os grupos de Folia que ainda estão em atividade no município.

2º DIA | A DECORAÇÃO DA FESTA DE SANTOS REIS

A partir do segundo encontro, a turma foi dividida em cinco grupos, que realizaram atividades práticas, possibilitando um maior contato com a Folia e seus significados. John Dewey, filósofo e pedagogista, defendia a ideia de que a educação das crianças devia basear-se na abordagem da solução de problemas, ou seja, “aprender fazendo”, para que a educação seja como um processo de reconstrução e reorganização das experiências adquiridas que irão influenciar as experiências futuras. No segundo dia de oficina, foi proposto que os alunos confeccionassem as flores de papel crepom, típica decoração das Festas de Santos Reis. Foram feitas também as coroas dos três Reis Magos, do Rei e da Rainha, utilizando materiais como EVA.

3º DIA | O PERSONAGEM DO PALHAÇO E SUA PERFORMANCE

No terceiro dia de atividade foi trabalhada a figura do palhaço e sua performance na Folia de Reis. Os alunos contaram com a presença de Angelita Souza, secretária da Associação dos Foliões de Santos Reis de João Pinheiro, que, vestida de Palhaço, dançou ao ritmo do Lundu. Em seguida, os alunos fizeram suas próprias máscaras de palhaço.

4º DIA | CONFECÇÃO DA BANDEIRA DE SANTOS REIS

No quarto dia de oficina foi proposto que cada grupo fizesse a sua própria bandeira de Folia de Reis. Antes da atividade prática foi explicado para as crianças sobre a função da bandeira em uma Folia de Reis e, em seguida, cada grupo confeccionou a sua própria, usando materiais como retalhos de chita, gravura de Santos Reis e fitas coloridas.

5º DIA | FESTA DE REIS DOS ALUNOS DO 5º ANO DO NEEC

O último dia de atividades aconteceu na Associação dos Foliões de Santos Reis de João Pinheiro e teve como objetivo criar a própria Festa de Reis dos alunos do NEEC. Os alunos e professoras foram responsáveis por organizar o ambiente para receber a Folia de Reis Mirim da Escola Municipal Israel Pinheiro - CAIC, convidada para uma apresentação de encerramento do Projeto. As crianças utilizaram os materiais confeccionados ao longo dos dias para reproduzir a dinâmica de uma festa de Folia de Reis. A Festa de Reis se completou com a apresentação da Folia de Reis Mirim da Escola CAIC, que além do grupo de vozes, levou também os personagens dos Três Reis Magos e do Palhaço.

bottom of page