top of page

2019

PLANO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE JOÃO PINHEIRO/MG

 

Pesquisa e concepção do Plano. 

 

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.


Orientador: Leonardo Barci Castriota
Coorientadora: Anielle Kelly Vilela Freitas

capa_edited.jpg

Plano desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de João Pinheiro. No Plano buscou-se desenvolver um estudo identificando quais são os principais desafios e potencialidades do patrimônio cultural no município de João Pinheiro, para que, a partir desses dados, fossem indicadas medidas para a sua proteção. O objetivo central do trabalho foi condensar, em único documento, diversos programas e projetos que pudessem ser executados para a proteção, salvaguarda e difusão do patrimônio do município.

Na primeira etapa do trabalho foi elaborado um diagnóstico acerca da situação atual do patrimônio cultural de João Pinheiro, em que a atuação do Conselho Municipal de Patrimônio e sua trajetória foram os pontos de partida da pesquisa. Baseado nessas informações e com auxílio de membros da Secretaria de Cultura, coletou-se dados referentes à participação do município nas cotas do ICMS - critério Patrimônio Cultural e suas pontuações nos últimos anos.


Em parceria com a equipe da Secretaria de Cultura de João Pinheiro, foi feito o acompanhamento da visita técnica referente aos trabalhos do ICMS Cultural - Exercício 2020. A consultoria, realizada para a elaboração de laudos técnicos e fichas de inventário, permitiu uma maior aproximação com os bens tombados e registrados de João Pinheiro, além de conhecer melhor suas histórias e agentes envolvidos em sua preservação.


Diante dos apontamentos sugeridos pelo diagnóstico e pela visita técnica, traçou-se o Plano de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pinheiro. O Plano se propõe a promover a preservação do patrimônio cultural de João Pinheiro, considerando para isso, as diferentes dimensões do patrimônio e seus significados para a comunidade local. Por meio das políticas e instrumentos de proteção hoje existentes, foram definidos Programas e Projetos que servirão de suporte ao Setor de Patrimônio da Secretaria de Cultura para a efetivação de práticas relativas à preservação do patrimônio. Os programas se dividem em oito linhas de execução, sendo elas referentes ao Plano de Inventário, tombamento, registro, conservação dos bens tombados, salvaguarda da Folia de Reis, educação patrimonial, difusão do patrimônio e integração com a política urbana. Entende-se como primordial o desenvolvimento e execução deste Plano aliado ao envolvimento da população, para que possa gerar, de fato, um pertencimento da comunidade pinheirense aos seus bens culturais.

Acesse em:

https://redephibrasil.com.br/trabalhos-de-estudantes

bottom of page