top of page

2016

PROJETO RECIPIENTES - EDIFÍCIOS CENTRAIS EM DESUSO

 

Pesquisa, concepção e coordenação do projeto // em parceria com Raquel Byrro e Vitória Ramirez

Projeto contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Acadêmicos realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG - PRAE (2016). 

8.JPG

O projeto buscava mapear e dar visibilidade a espaços ociosos na área central de Belo Horizonte que tivessem potencial para abrigar atividades e iniciativas temporárias, como feiras, apresentações teatrais e sessões de cinema. Dentre as principais temáticas abordadas no projeto destacam-se: apropriação; dinâmicas sociais; desuso; especulação imobiliária; espaços centrais; urbanismo tático; arquitetura; economia criativa; efêmero; espaços temporários; patrimônio. 

Uma das iniciativas realizada pelo Projeto Recipientes foi a colagem de lambe-lambes em diversos espaços da cidade que se encontravam abandonados. A ideia do lambes foi utilizar o design gráfico e a linguagem típica de anúncios de venda e aluguel para chamar atenção para os inúmeros imóveis abandonados no centro da cidade. A partir do mapeamento feito pelo grupo, identificou-se diversas construções sem uso ou abandonadas que serviram de suporte para a colagem dos lambes e a consequente denúncia/crítica ao estado em que esses imóveis se encontravam. Os dizeres chamavam a atenção para esse estado com frases como: “esse imóvel está vazio, sem uso, desocupado”; “este imóvel pode abrigar uma biblioteca”; “este imóvel pode abrigar um centro de saúde”; “este imóvel pode abrigar um restaurante popular”; “este imóvel pode servir como moradia”;

Em 2016 o projeto foi contemplado no edital de Apoio a Projetos Acadêmicos realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG (PRAE). Com isso, foram realizadas duas ocupações temporárias em espaços da cidade. A primeira delas foi realizada em uma casa centenária no centro de Belo Horizonte, que estava desocupada há mais de dez anos. Esse local foi identificado a partir do mapeamento feito na primeira fase do processo e, após um contato com o entorno e com pessoas que tinham informações sobre o imóvel, o local foi definido como potencial espaço de ocupação. A partir disso, foi realizado contato com o proprietário do imóvel para a apresentação do Projeto e após algumas reuniões obteve-se a cessão de uso temporário gratuito do espaço para a realização de uma feira. O evento contou com uma mostra de produtores locais, roda de samba e apresentação do monólogo “Café?” de Tatiana Lenna, parte do grupo teatral "Companhia Efêmera" (SP).

Acesse em:

https://projetorecipientes.wixsite.com/recipientes

bottom of page